Instalaçao Para-Raios Campinas

A Instalação de Laudo de Para-Raios ou apenas Laudo de SPDA é um documento de extrema valia e deve ser elaborado com foco na segurança das instalações realizadas, pois os Sistemas de proteção feito contra descargas atmosféricas (SPDA) costumam aplacar os riscos de incêndios que os raios podem apresentar para as estruturas. Uma instalação SPDA pode fornecer um bom caminho, oferecendo baixa impedância para uma corrente do raio, pois o objetivo dele é diminuir o efeito que o aquecimento tende a provocar por causa da corrente que nasce por meio dos recursos por entre as estruturas (os quais são inflamáveis normalmente).

 

Portanto, se um raio fluir por meio de materiais porosos e cheios de muita água, eles poderão se explodirem literalmente, caso o seu teor de água for deliberadamente transformado em vapor de água pelo calor produzido, a partir de uma corrente alta. Para quem ainda não sabe, a sigla SPDA significa o termo Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, o qual é conhecido como um sistema integrado que protege todas as estruturas de estabelecimentos residenciais, comerciais, agrícolas, industriais ou administrativas, bem como também algumas estruturas consideradas como sendo especiais contra ações do tempo e as descargas atmosféricas.

De acordo com previsões acerca do assunto, uma descarga atmosférica é literalmente relacionada á uma descarga elétrica normal, mas ela é constituída de um ou mais impulsos elétricos compostos de vários kA. Sua causa possui origem atmosférica, ocorrendo como um choque entre uma nuvem e a terra ou ainda entre várias nuvens, além disso, ela pode atingir a terra, com uma estrutura ou um sistema de proteção contra descargas atmosféricas,  denominado assim ponto de impacto.

Geralmente, são realizadas diversas inspeções de todos os sub sistemas do SPDA para poder verificar as conexões presentes, assim como também a integridade física de todos os componentes, bem como também a conformidade com o projeto realizado, a conformidade com as normas, o estado de todas as malhas, dos captores utilizados, as descidas, entre outros recursos. Além do mais, são realizadas também outros tipos de medições de resistência de aterramentos e terra em vários pontos e também medições para poder dar a continuidade das malhas e dos cabos de recursos de equipotencialização.

A parte do SPDA realizado externo é destinado á condução e á dispersão da corrente das descargas atmosféricas na terra, normalmente chamamos isso de subsistema de aterramento, o qual também pode estar sendo devidamente embutido na estrutura do projeto realizado. Estas estruturas são realizadas de acordo com inspeções necessárias dos sub sistemas do SPDA, verificando assim as conexões disponíveis, bem como também a integridade física de todos os componentes, os quais precisam estar em conformidade com toda a realização do projeto, a conformidade com todas as normas, os estados das malhas, dos captores presentes, das descidas, etc. São realizadas também diversas medições de resistências de terra em vários pontos e medições de continuidade das malhas e também dos cabos.

 

Um para-raio, assim como a própria terminologia já fala, nada mais é que a proteção dos empreendimentos e edificações contra descargas atmosféricas (ou raios).
Quando um para-raio é instalado corretamente, ele escoará qualquer tipo de descargas atmosféricas diretamente para o aterramento do ambiente ou do edifício, protegendo assim pessoas, regiões e equipamentos elétricos. Para isso, o pára-raio precisa ser revisado antes e sempre periodicamente, para assim evitar que ações do tempo como ferrugem e outros desgastes acabem com sua estrutura, colocando em risco o bom funcionamento de todo o cabeamento do sistema.
Durante a manutenção de um para-raio, a coisa mais importante é o aterramento, pois é o bom aterramento que determina que uma descarga escoada seguramente.
Desta forma, é interessante lembrar que é proibido usar o cabo de um para-raio para aterramento de outras coisas, pois isso pode acarretar riscos de acidentes gravíssimos se houver uma descarga atmosférica.