Laudo de Aterramento Elétrico
De acordo com a ABNT, a NR-10 (em Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) é uma documentação registrada e constada como obrigatória pela legislação das normas regentes de SPDA. Em relação á isso, temos um relatório técnico ou Laudo de terramento Elétrico, que busca analisar alguns padrões que se relacionam á proteção contra raios e choques atmosféricos elétricos, além de contatos de humanos diretos ou indiretos, pois possui separação automática da alimentação e serviços posteriores como as equipotencializações, conforme a tensão que ele recebe de uma rede de fornecimento, a qual pode vir a ser com tensão baixa ou alta. Veja mais no site do INPE.
Um Laudo de Aterramento Elétrico, ou relatório técnico, seja lá como for chamado, é um nome dado á um documento que vai depender da necessidade do cliente, e ás vezes é interpretado de forma errada por diversos profissionais experientes da área. Esse será um assunto a ser abordado posteriormente. Praticamente falando, o Laudo de Aterramento Elétrico, como assim deve ser chamado, é realizado anualmente e regularmente, e não contempla aspectos obrigatórios pois muitas vezes são negligenciados, resultando somente numa simples avaliação de um só padrão, chamado de Resistência de Aterramento. Normalmente os profissionais gostam de apresentar somente o método do efeito de uma medição e os tipos de valores que podem serem encontrados na resistência de um sistema de aterramento, terminando assim o Laudo, que deve conter no máximo um número total de três folhas, ou páginas. Ao mencionar este tema, o profissional deve considerá-lo relevante e preocupante, principalmente estes seguintes pontos:
- Os padrões exigidos numa inspeção no sistema de aterramento deve serem contemplados;
- Os profissionais contratados devem serem devidamente habilitados para saber como avaliar um sistema de aterramento corretamente;
- Não negligenciar nenhum fator obrigatório presente na norma da legislação.
Alguns profissionais negligenciam fatores importantes no processo de inspeção no sistema de aterramento pelo fato de desconhecer as normas técnicas, ou também porque estão preocupados em apenas prestar um atendimento mais burocrático, a fim de apresentar um documento simplificado, caso seja solicitado em algum órgão de competência.
A metodologia de um sistema de medição de aterramento, bem como também os demais fatores que já foram mencionados, é um dos padrões mais importantes para avaliar as condições do aterramento elétrico numa estrutura, construção ou empreendimento. Mas, seu laudo deve estar diretamente relacionado ao tipo de sistema de aterramento na edificação instalada, assim como também na escolha do sistema que vai fornecer energia, seja ela para fins de instalação elétrica de tensão média ou baixa ou para o SPDA.
Medir a resistência de um aterramento, bem como também os demais fatores mencionados anteriormente, é um dos padrões mais importantes para avaliar as condições de um sistema de aterramento elétrico em uma estrutura, empreendimento ou construção. Mas, é preciso lembrar sempre que uma avaliação deve estar diretamente relacionada ao tipo de sistema ou esquema de aterramento já existente na estrutura, assim como também no tipo de fornecimento de energia, a qual pode ser para a realização de instalações elétricas em tensões médias ou baixas, além do SPDA.
As normas técnicas existentes relatadas pela legislação vigente são: NR-10/2004, NBR 5410/2004 e NBR 5419/2015, e algumas delas não possuem em seus artigos referência de valores para a medição de resistência de aterramento, e isso deixa claro e objetivo que podem existir demais fatores que sejam mais importantes para serem observados dentro do sistema de aterramento para ser devidamente validado. Um exemplo disso seria as equipotencializações, que trata especialmente de instalações elétricas com tensões baixas e SPDA.
Por fim, vale muito ressaltar que somente profissionais da área de engenharia elétrica podem realizar um laudo de aterramento elétrico, pois só eles sabem as prescrições das normas técnicas, trazendo vastas interpretações e entendimentos na elaboração de documentos técnicos, tanto na realização, manutenção ou inspeção.