Para-Raios SPDA
Para quem não sabe, um para-raio é um sistema de proteção contra descargas elétricas, mais conhecido como descargas atmosféricas, ou SPDA. Basicamente, as instalações de um SPDA é feita sob diversas instruções de forma correta, as quais devem estarem sob vigência das normas técnicas da NBR 5419 da ABNT, a Lei Federal 8079, artigo 39, inciso VIII.
Um dos artigos mais relatado dessas normas é o que diz respeito ao cumprimento das manutenções preventivas de SPDA. Esta manutenção preventiva de SPDA tem como principal foco estabelecer proteção contra riscos ou qualquer tipo de ocorrências ou danos ao ambiente e ás pessoas que residem próximo ao local de instalação. Assim que um SPDA for instalado, ele deve ser revisado a cada dois anos, ou sempre que acontecer alguma ocorrência de casos de descargas atmosféricas no equipamento de SPDA.
Para uma maior segurança, recomenda-se a contratação de uma empresa especializada no ramo de instalação de para-raio SPDA, pois elas são comprometidas com as normas de instalação, e também com a comercialização correta e o desenvolvimento na área de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), que tem atuação e, todo o país, algumas até são bem conhecidas por estarem presentes em grandes empreendimentos no segmento de pára-raios.
Essas empresas geralmente seguem as normas NBR 5419 da ABNT corretamente. São soluções que seguem preceitos vigentes, com o Código Civil Brasileiro (o qual consta como Responsabilidade Civil). Os orçamentos são feitos para empreendimentos comerciais, residenciais, hospitais, industriais, postos de abastecimentos, colégios, igrejas, prédios de telecomunicações com torres, áreas rurais, entre outros tipos de construções civis.
Na instalação de um SPDA, a meta da companhia responsável pelo serviço é oferecer ao cliente um atendimento correto, baseado no seguimento de normas e ética, os quais devem estarem presentes num regulamento interno da empresa e devem serem priorizadas, afim de realizar um bom trabalho e uma boa instalação. Para que isso se cumpra verdadeiramente, é preciso que a empresa tenha profissionais competentes do nível mais alto em uma equipe especializada com conhecimentos técnicos teóricos e práticos.
Enfim, se você quer um serviço de excelente qualidade instalado em seu ambiente, você tem duas opções: ou contrata uma empresa especializada na área ou contate um profissional habilitado para realizar um orçamento pessoalmente, mas para isso, seu ambiente deve estar apto para receber os equipamentos da instalação do para-raio entre outros trâmites, pois caso contrário pode não ser possível realizar um laudo técnico com inspeção de riscos.
Essas inspeções geralmente são visuais ou periódicas. As inspeções visuais são devidamente realizadas por profissionais habilitados, e normalmente eles verificam sem há alguma peça solta no equipamento, oxidada ou mesmo quebrada. Essas inspeções são realizadas todos os anos, e o prazo de validade pode ser de seis até doze meses, dependendo da situação de risco e das condições que o ambiente oferece. Já as inspeções periódicas elas são de origem obrigatória, pois devem ser feitas nos intervalos de tempo, entre um á três anos, e isso irá depender também das suspeitas de riscos que um local pode oferecer ou se o ambiente estiver impedindo o SPDA. Nesse procedimento, é preciso que seja elaborado um relatório técnico devidamente nas regras de ART, no nome do profissional solicitante, o qual constará a real situação em que o sistema instalado se encontra, além de outros aspectos, tais como quais intervenções são necessárias, se os equipamentos estão em bom estado, manutenções a serem realizadas, quais o últimos períodos de inspeção, os últimos laudos, entre outros aspectos.
É importante ressaltar que essas inspeções são de extrema relevância para a segurança de todos os envolvidos, por isso não deve faltar no para-raios SPDA.