Laudo de Medição Ôhmica
A medição ôhmica é uma técnica precisa e merece ser tratada com grande relevância e prioridade, pois sem ela não há como comprovar a eficiência de um mecanismo de puxamentos de raios de uma estrutura e também se um SPDA está funcionando bem para isso. De acordo com a norma ABNT, é preciso verificar a medida de ohms, pois ele funciona através de mecanismos especializados, agindo juntamente com um termômetro específico para este fim, o qual realiza o procedimento de acordo com as normas vigentes, com os limites que são aceitos conforme os padrões técnicos e de segurança estabelecidos no projeto.
A técnica de medição ôhmica é feita diretamente nas hastes de um sistema de aterramento instalado nos para-raios de empreendimentos, sejam eles comerciais ou residenciais. Conforme o INPE, o papel da medição ôhmica é o de prevenir que todo o sistema de proteção receba descargas elétricas da atmosfera tendo como foco a eliminação de riscos eminentes de lançamentos contra os sistemas elétricos de uma estrutura, e também a proteção de todas as pessoas que estiverem nas dependências da estrutura.
A medição ôhmica é capaz de avaliar os pontos de aterramento presentes para a certificação dos pontos de resistência em ohms, além do fechamento entre as malhas, realizar uma análise dos recursos presentes em toda o sistema de aterramento, e ideias para uma padronização ou elevação da capacidade do sistema já instalado, podendo incluir assim outros critérios de avaliação que integrem o relatório da análise das medidas em ohms no aterramento, tudo isso em conformidade com as normas de regulamentação que devem serem aplicáveis no projeto.
Sabemos que para qualquer tipo de construção existente, depender de um sistema de proteção contra ações do tempo e descargas atmosféricas elétricas é de extrema importância, principalmente porque é algo que é previsto por lei federal. Portanto, a fim de examinar a exatidão dos instrumentos para pesar e medir e, com isso, certificar o funcionamento pleno de todo o sistema de proteção, é preciso submetê-lo á um tipo de técnica mais conhecido como emissão de laudo técnico de para-raios e medição ôhmica.
MOTIVOS PARA FAZER UM LAUDO TÉCNICO DE PARA-RAIOS E MEDIÇÃO ÔHMICA
A técnica de medição ôhmica e emissão de laudo técnico de pára-raios têm como principal foco a verificação do tipo da qualidade em que o sistema de proteção contra descargas atmosféricas está inserido, para assim poder se certificar de seu total desempenho e ter uma segurança mais apurada do processo de edificação e também das pessoas envolvidas.
Teoricamente falando, um laudo de medição ôhmica nada mais é do que uma avaliação do grau de resistência do sistema de aterramento assim que uma descarga atmosférica é dispersada. Todas as informações a serem coletadas devem ser minuciosamente avaliadas, originando assim a emissão de um relatório vigente, relatando as não conformidades, para depois emitir um laudo técnico para ser comprovado a qualidade da operação da instalação, de acordo com a vigência das normas previstas.
As técnicas de medição ôhmica e emissão de laudo técnico de pára-raios precisam serem devidamente realizadas apenas por um profissional que seja habilitado na área de engenharia, de preferência um engenheiro eletricista, conforme as regulamentações e diretrizes de órgãos vigentes, como o Corpo de Bombeiros, Ministério Público e prefeituras.
Tanto a medição ôhmica quanto a emissão de laudo técnico de pára-raios são de extrema importância para uma estrutura, e precisam serem realizadas todos os anos criteriosamente, ou sempre que a construção ou edificação for atingida por algum raio ou descarga atmosférica.
Para um serviço bem realizado, muitas vezes é necessário apelar pra uma empresa especializada na manutenção e instalação de SPDA, ou sistemas de proteção contra descargas elétricas atmosféricas, sendo eles internos e externos, realizando assim tais atividades com todas a qualidade em etapas que importam para assegurar o total funcionamento de todo o sistema SPDA, bem como também a emissão de laudo técnico de para-raios e a medição ôhmica, utilizando apenas materiais que sejam certificados e aprovados pelas normas vigentes e estando sempre dentro das leis vigentes.