Laudo de Para-Raios SPDA
Você sabe o que é um Laudo de SPDA? Laudo de SPDA, ou apenas Para-Raio, é um conjunto de captores criados conforme sistemas de projetos, que visa oferecer segurança contra ações do tempo, tais como descargas elétricas vindas da atmosfera, entre outros, de acordo com a conformidade das normas NBR 5419 da ABNT, certificando assim a proteção de pessoas, residências, estabelecimentos e afins.
Para uma boa garantia, uma inspeção SPDA deve:
1. Oferecer melhoras no sistemas de proteção contra descargas atmosféricas;
2. Testes e inspeções de qualidade;
3. Estar totalmente em cumprimento com as normas NBR 5419 da ABNT.
Conceitualmente falando, o Laudo de SPDA é visto como uma documentação que confere resultados em investigações técnicas ou para medir algum problema de origem técnica e de inspeções em geral. Ele também confere conclusões ou recomendações de inspeções, por isso, é importante que todos os equipamentos estejam em perfeitas condições para que sua função aja de acordo com conformidades técnicas.
Muitas pessoas não sabem, mas o Laudo SPDA é um documento obrigatório em qualquer empreendimento ou construção civil, que possui um SPDA ou como conhecido popularmente, um para raio.
Diferentemente de como estamos acostumados a ver em revistas, jornais ou programas de televisão que falam sobre o assunto, um laudo de origem técnica não é feito sob revisões técnicas cansativas antes de uma instalação ou publicação. É feito antes do mais nada o que chamamos de uma “literatura cinzenta”, ou seja, uma rápida inspeção sobre o que precisa ser avaliado no ambiente que vai ser instalado o laudo, porque um processo de revisão normalmente é muito limitado, sem inclusão de procedimentos muito formais, exceto quando há uma exigência determinada para o local.
Já em relação ás normas ABNT NBR 5419 prevê os seguintes conceitos sob o conhecimento de proteção de descargas atmosféricas:
1. Estabelecimento de requisitos de determinação de proteção geral contra descargas atmosféricas.
2. Estabelecimento de requisitos para análise de riscos em uma estrutura de terra, devido ás possíveis descargas.
3. Proteção geral contra lesões e tensões na região do local da instalação.
Laudo de Para-Raios SPDA, ou simplesmente para-raios, são montados conforme determinação de projetos, e são baseados na NBR-5419, o qual o objetivo é canalizar o aterramento das cargas e outros tipos de ações e descargas que são capazes de agir conforme o tempo. As instalações industriais e a revisão podem serem feitas a cada 1 ano, com medição de resistência ôhmica em todas as descidas.
Caso haja uma alteração na cobertura da edificação, o sistema de para – raios deverá ser reavaliado e regularizado em função da nova situação. Se constatada a ocorrência de queda de raio na edificação, o sistema de para – raios também deverá ser revisado. Obviamente uma nova manutenção com medição deverá ocorrer quando for constatada irregularidade ou identificado defeito.Inspeção visual do SPDA é um recurso muito útil que consegue identificar quase todos os problemas em relação ao sistema.
Os sistemas de segurança de para raios podem oferecer além de uma grande segurança, um ótimo ganho estético para a fachada de todos os edifícios, pela sua alta complexidade, com uma redução de custos, desde que instalado antes da obra. E isto se trata do chamado SPDA Estrutural, o que é uma ótima solução de tecnologia aperfeiçoada através da termo técnica para os raios.
A partir destas informações a ABNT acabou normatizando toda a utilização dos SPDA ou seja, os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas de ferragens estruturais de edificações , todos os diferenciais deste tipo de conceito são uma maior dispersão de correntes de descarga, o que eliminam os riscos de centelhamentos de energia perigosos, e eliminação de interferências estéticas geradas por condutores de uma descida nas fachadas de edificações.